O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

AMAZÔNIA URGENTE - BARCO SAI DO PARÁ E NAUFRAGA NO COSTA DO AMAPÁ

http://www.gentedeopiniao.com.br/fotos/image/barcofotoRONIcarvalho1100.jpg
EMBARCAÇÃO TÍPICA DA REGIÃO


Santana (AP) - Um barco com 41 pessoas à bordo naufragou por volta de 20h30 desta segunda-feira (11) há cerca de 60 km da costa Norte do município de Santana. O Barco Motor (B/M) Diamante Negro havia saído da cidade de Chaves (PA) e seu destino era a cidade de Macapá (AP). Ventos fortes, o mar revolto e a noite escura teriam dificultado a navegação. 

Já próximo a comunidade de Pau Cavado o barco foi surpreendido por uma onda gigante no momento em que ele entrava no canal dos navios. A embarcação foi tomada totalmente pela água em menos de cinco minutos. Os passageiros entraram em desespero. A única opção foi se agarrarem ao barco que permaneceu com parte da tolda emersa (fora d'água).
Por treze horas eles permaneceram à deriva. Às 8h da manhã de ontem (12) a tripulação de convés do Navio Mercante NorSul Recife, que passava pela costa, avistou os náufragos. O comandante Uenilson Menezes determinou a parada do navio para socorrer as vítimas. 
Pelo rádio o comandante informou a Capitania dos Portos de Santana sobre o naufrágio e o resgate dos passageiros e tripulação. Uma lancha-patrulha do 4º Distrito Naval foi enviada para dar apoio na operação. 
Ao mesmo tempo, homens do Corpo de Bombeiros Militar seguiram para a região. Por volta de 15h o navio-patrulha atracou no porto da Capitania com 32 vítimas. Muitas delas foram encaminhadas para o hospital de Santana para atendimento.

Sobrevivente narra momentos de angústia vividos pelas vítimas
"Tinha muita maresia e ventava muito. Quando nos aproximamos do canal dos navios a corrente do timão quebrou. O barco ficou desgovernado. Foi então que uma grande onda virou o barco de uma só vez para o lado esquerdo. Em menos de cinco minutos ele afundou. Somente a tolda ficou de fora. Foi lá que nos salvamos".
O relato acima foi feito no porto de Santana pelo agricultor Jorge Carlos de Matos Favacho, 45 anos. O homem estava de passeio com a família e amigos na Ilha da Mexiana, localizada em frente a cidade de Chaves (PA). Em entrevista ao Diário do Amapá, Jorge contou que não houve tempo para nada. 
"Depois que a embarcação virou ficou difícil ver as pessoas. Estava muito escuro. Não sei como, mas de repente já vi as mulheres sendo colocadas em cima da tolda com as crianças. Para evitar que o barco fosse para o fundo completamente, tivemos a ideia de amarrar os tambores de óleo e os carotes nas laterais da embarcação virada. Foi isso que a manteve flutuando até a chegada do socorro" relatou emocionado.

Náufragos enfrentaram o frio por 13 horas; bebê de 7 meses está entre sobreviventes
Passado o primeiro momento do desastre, os náufragos tiveram que conviver com as ondas fortes e o frio. Choveu durante algum tempo. "Acho que essa foi a pior parte depois que a embarcação virou. Pra mim o pior era olhar para as crianças que morriam de frio. Passamos a noite dessa forma, mas sobrevivemos" disse o agricultor Jorge Carlos.
Ele ainda lembrou que no momento em que a embarcação virou, mulheres e crianças estavam em redes. Algumas delas não teriam conseguido sair a tempo. "Algumas pessoas ficaram presas embaixo da embarcação. Outras foram arrastadas pela correnteza e pelas ondas" recordou emocionado o agricultor.
Jorge afirmou que três pessoas de sua família (Maria de Belém, 30 anos, e suas duas filhas de 11 anos e 4 anos de idade) desapareceram. Das 41 pessoas a bordo, 32 foram resgatadas. Duas mulheres foram encontradas agarradas a um tambor de óleo distante da embarcação. Elas foram socorridas por ribeirinhos. 
No total, 34 pessoas foram achadas com vida. Quatro eram crianças. Entre elas um bebê de sete meses de idade. As outras sete vítimas do naufrágio continuavam como desaparecidas até o final da tarde. O Corpo de Bombeiros e a Capitania dos Portos vasculham a região em busca dos desaparecidos. 
Fonte Diário do Amapá 

RELAÇÃO DE SOBREVIVENTES:
1.Adriana Da Silva
2.Aghata Rodrigues Lima (2 Anos)
3.Áurea Maria Favacho Soares
4.Aurilene Santos Moraes
5.Avio José Favacho Soares
6.Claudivaldo Matos Marques
7.Cristovilho Monteiro Teixeira
8.Eliselton Ferreira Rodrigues
9.Elizangela Gama Da Silva
10.Giele Nascimento
11.Isabela Silva Da Gama (4 anos)
12.Ivan Savache De Abreu
13.Ivanelson Martins De Almeida
14.Jair De Matos Favacho
15.Janaina Santos
16.Jorge Carlos de Matos Favacho
17.Josilene Santos
18.Larissa Santos
19.Lorrane Azevedo (3 Anos)
20.Lorrane Freitas Lima (7 Meses)
21.Lucildo Macedo Dantas 
22.Mácio De Souza Gana
23.Manoel Almeida Da Silva
24.Maria Aliana Da Silva
25.Marivaldo Abreu
26.Nelinho Leitão (Comt)
27.Robson Da Silva Moraes
28.Rosana Moraes
29.Saulo Figueiredo Gemaque
30.Sidney Macedo Dos Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário