O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

CANTOR E COMPOSITOR PARAENSE BILLY BLANCO MORRE AOS 87 ANOS



Personagem importante da bossa nova, cantor estava internado no Rio de Janeiro após sofrer um AVC .
O cantor e compositor Billy Blanco morreu nesta sexta-feira (8) aos 87 anos no Rio de Janeiro, vítima de parada cardíaca. Um dos nomes mais importantes da Bossa Nova, ele estava internado devido a um AVC desde 02 de outubro do ano passado no Hospital Pan-Americano, na Tijuca. Em 1995, o compositor já havia sofrido um infarto.
Blanco gravou suas primeiras músicas nos anos 50, surpreendendo por seu estilo de samba sincopado. Gravado por nomes como Dick Farney, Lúcio Alves, Dolores Duran (de quem foi namorado), Elis Regina e Hebe Camargo, teve seu primeiro sucesso com "Estatutos da Gafieira", cantada por Inesita Barroso em 1954.
Entre seus parceiros famosos estão o violonista Baden Powell, Tom Jobim e João Gilberto. Uma das obras mais importantes de Blanco é a "Sinfonia Paulistana", série de 15 músicas em homenagem a São Paulo que levou dez anos para ficar pronta, em 1974.
Billy Blanco nasceu William Blanco Abrunhosa Trindade em Belém do Pará, em 8 de maio de 1924. Veio para São Paulo para estudar arquitetura em 1946 e ficou dois anos na cidade. Em 1948 se mudou para o Rio de Janeiro, onde se formou em 1950. Em 1996 lançou o livro "Tirando de Letra e Música", uma autobiografia que incluiu letras de suas músicas.

 Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário