O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

terça-feira, 12 de julho de 2011

A VOLTA DOS DINOSSAUROS NO MÉXICO

http://mexico-travel.com/images/mexicofan.jpg
No dia 3 de julho, os mexicanos foram às urnas para eleger três governadores, nos estados de Coahuila, Nayarit e México. O resultado - uma vitória arrasadora do Partido Revolucionário Institucional (PRI) - representou um atestado de falência do governo direitista do presidente Felipe Calderón. Ao mesmo tempo, delineou o cenário para sua sucessão em 2012.http://chieforganizer.org/wp-content/uploads/2010/05/felipe-calderon.jpg
O mandato de Calderón, do Partido de Ação Nacional (PAN), é claramente um desastre. Em contraste com outros países latino-americanos, como o Brasil e a Argentina, que têm apresentado crescimento econômico e indicadores sociais positivos, o México está, desde 2008, atolado na recessão. O desempenho medíocre se explica para dependência em relação aos EUA e pela queda da capacidade de consumo da população, cada vez mais pobre. Nos dez anos de mandatos presidenciais do PAN, o desemprego duplicou e os salários reais despencaram. Dois em cada três mexicanos assalariados ganham menos de 800 reais por mês.
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTyRTbb_tSlO8wlQJniRDe15-qXWJ813ruSrkQ8Z15jpUuATddr&t=1
Eleito em condições suspeitas, Calderón deflagrou uma "guerra" ao narcotráfico para compensar sua falta de legitimidade e, de quebra, agradar os EUA. Com isso, o país mergulhou em uma espiral de violência que já causou mais de 40 mil mortos em apenas quatro anos. Uma carnificina inútil, pois a raiz do problema - o apetite voraz do mercado estadunidense de drogas - permanece intocada, e os cartéis desbaratados dão lugar a novas quadrilhas, favorecidas pela corrupção das autoridades e pela falta de perspectivas da juventude.
http://alter-latina.com/blog/wp-content/uploads/2011/01/guerra-narco-mexico.jpg
Não é de estranhar que o PRI, derrotado pelo PAN na virada do século após governar por mais de 80 anos, agora desponte como o favorito para 2012. Uma notícia desalentadora. 

http://depaginas.com.mx/images/api/c/f/8/0/1105114219-Andres_Manuel_Lopez_Obrador.jpg
Obrador
 

Convertido ao neoliberalismo, o velho dinossauro só tem a oferecer mais do mesmo. Com o movimento social desmobilizado, a esquerda aposta 
 em Andrés Manuel López Obrador (foto) que milhões de mexicanos encaram como o verdadeiro vencedor das eleições de 2006. Em minoria no Partido da Renovação Democrática (PRD), cuja cúpula tende à conciliação com o PAN, López Obrador pôs em marcha uma campanha popular para viabilizar sua candidatura. Uma parada dura. Nela as forças progressistas depositam suas esperanças.

Por Igor Fuser, Brasil de Fato: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário