O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Greve no Banpará começa hoje


Terça-Feira, 04/09/2012

Greve no Banpará começa hoje (Foto: Diário do Pará/arquivo)
(Foto: Diário do Pará/arquivo)
Todas as agências do Banpará amanheceram fechadas nesta terça-feira (4), em cumprimento da decisão do Sindicato dos Bancários do Pará para iniciar greve por tempo indeterminado. Para os trabalhadores, essa medida se deve à intransigência do Governo do Estado e da direção do banco em não negociar seriamente o Acordo Coletivo dos funcionários. 
Desde as 8h de hoje, os trabalhadores estão reunidos em frente a matriz do banco, na avenida Presidente Vargas, na tentativa de pressionar a direção do Banpará.
“A minuta de reivindicações dos bancários do Banpará foi entregue ao banco no dia 6 de agosto, e desde lá nem o Banpará e nem o Governo se dispuseram a sentar com os trabalhadores para negociar o acordo trabalhista. Por isso, diante da postura do banco e do governo, a solução encontrada pelos bancários do Banpará foi a greve, como forma de pressão por um novo acordo coletivo de trabalho que atenda às necessidades dos trabalhadores”, argumenta a presidenta do sindicato, Rosalina Amorim.
Entre as reivindicações do funcionalismo do Banpará estão melhorias de salários, maior participação nos lucros do banco (PLR), elevação do piso, Plano de Cargos e Salários desvinculado das metas, mais segurança nas agências, além de contratação de mais bancários.
“Sabemos que uma greve causa transtornos, mas nosso movimento é legítimo e a culpa da nossa paralisação é do Governo do Estado e do Banpará. Por isso, pedimos a compreensão e o apoio da população paraense para a nossa luta, pois o que queremos é garantir conquistas para os trabalhadores do Banpará e para toda a sociedade paraense”, destaca Rosalina Amorim.
Os bancários pretendem permanecer na sede do banco até as 16h, horário que encerra o expediente. Logo após, às 17h, os trabalhadores realizarão uma assembleia, na sede do sindicato, localizada na rua 28 de setembro, em Belém, para decidirem a agenda diária do movimento grevista. A partir dessa hoje, todos os dias, no mesmo horário, haverá assembleia de avaliação e organização da greve no Banpará.
BANCO DA AMAZÔNIA
Segundo o Sindicato dos Bancários, apenas o Banpará não abriu mesa de negociação com os trabalhadores e por este motivo é o único a entrar em greve. Hoje, às 14h, os trabalhadores do Banco da Amazônia participarão da primeira mesa de negociação com a direção do banco. A reunião será feita na sede do banco, em Belém, com a presença de representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), da Federação dos Tabalhadores em Empresas de Crédito - Centro Norte (Fetec/CN), além do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos do Pará (Dieese/PA).
As principais reivindicações dos funcionários do Banpará são:
- Piso do DIEESE (R$ 2.416,38) com reflexo no PCS, respeitando o percentual de 5% entre os níveis;
- PLR linear para todos;
- PCS não vinculado às metas;
- Promoção para todos no PCS na data base;
- Aumento de comissão para TODOS;
- Valorização dos funcionários do SAC;
- Fim do assédio moral;
- Placas sobre pausa de 10 minutos e ginástica laboral.

(DOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário