O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

BRASIL DE LUTO: ESTUDANTE PARAENSE MORRE EM MEIO A CENTENAS NO INCENDIO NA BOATE NO RS - CONFIRA AQUI A LISTA COM AS VÍTIMAS


Entre as centenas de vítimas, encontra-se o paraense Rafael Dias Ferreira,que tinha 21 anos e cursava Biologia em Santa Maria

 
28/01/2013
Um incêndio na boate Kiss, na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, deixou pelo menos 230 mortos na madrugada de ontem. Inicialmente foi divulgado que o número de vítimas fatais era de 245, número que foi corrigido no decorrer do dia. No final da noite, autoridades oficializaram  230 vítimas até ontem à noite. O incêndio foi o segundo maior da história do Brasil. 

De acordo com o jornal gaúcho Zero Hora, o estudante Rafael Dias Ferreira, de 21 anos, era natural de Belém e cursava Biologia na Universidade Federal de Santa Maria.
No momento da tragédia, havia entre 300 e 400 jovens no local, participando de uma festa universitária. A boate tem capacidade para duas mil pessoas e de acordo com as primeiras informações, estava com alvará vencido desde agosto. Um dos donos do estabelecimento já se apresentou à polícia. Um segundo estaria foragido.  A presidenta da república, Dilma Roussef (foto acima), cancelou uma programação em Santiago do Chile e foi a Santa Maria visitar os feridos e confortar familiares dos mortos.  
 
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha (foto acima),afirmou, em entrevista coletiva na cidade gaúcha, que a prioridade é salvar a vida das pessoas que ficaram feridas no incêndio, ocorrido durante a madrugada. Segundo Padilha, 92 feridos no incêndio estão internados em hospitais de Santa Maria. Outras 14 pessoas foram transferidas para a capital Porto Alegre. Não se informou se foram estes os mortos.Ele alertou ainda que é possível que as pessoas expostas à fumaça possam sofrer da chamada pneumonia química (por ingestão de gases tóxicos). 

Conforme informações preliminares da tragédia, o incêndio teria começado por volta das 2h30, durante a apresentação da banda “Gurizada Fandangueira”, que utilizou sinalizadores para uma espécie de show pirotécnico. As faíscas atingiram a espuma do isolamento acústico, no teto da boate, dando início ao fogo, que se espalhou pelo estabelacimento em poucos minutos. 

O incêndio provocou pânico, e muitos presentes não conseguiram acessar a saída de emergência. O número de pessoas que estavam na boate no momento da tragédia não foi confirmado. 

A festa “Agromerados” reunia estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, dos cursos de Pedagogia, Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia e dois cursos técnicos. Durante uma coletiva de imprensa, realizada no início da noite, autoridades destacaram que 185 vítimas fatais já foram identificadas, sendo que 43 já tiveram os corpos liberados. 

Padilha falou também que a segunda prioridade do poder público será “aliviar o sofrimento e dar suporte médico e psicológico aos familiares das vítimas fatais. 
Parentes rezam sobre o caixão de um dos corpos das vítimas do incêndio em Santa Maria Foto: JEFFERSON BERNARDES / AFP
No final da tarde deste domingo, familiares iniciaram o velório coletivo em um ginásio do Centro Desportivo Municipal, ao lado do pavilhão para onde os corpos eram levados.

 Veja a lista com o nome das vítimas

.


 Fonte: O Liberal

2 comentários:

  1. Monstros desgraçados!!!. Os proprietários capitalistas mantiveram as portas da boate fechadas durante o início do incendio,tempo precioso pra salvalvar dezenas,talvez centenas de vítias com medo de tomar prejuízo e perder grana. Acabaram sem a boite e processados.

    ResponderExcluir
  2. Deus sabe o que faz, mesmo eu gaúcho e em luto também, mas é Deus quem manda em nós......

    ResponderExcluir