O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Cristina Kirchner pede diálogo com Grã-Bretanha sobre Malvinas

A presidente argentina, Cristina Kirchner, fez um pedido de conversações com a Grã-Bretanha sobre as disputadas ilhas Malvinas em uma carta aberta ao primeiro-ministro britânico, David Cameron, publicada na quinta-feira em jornais britânicos.
Argentina e Grã-Bretanha se enfrentaram em uma guerra de dez semanas em 1982 pelo domínio das ilhas remotas do Atlântico Sul, que formam parte dos territórios autônomos de ultramar da Grã-Bretanha.
A presidente argentina marcou o trigésimo aniversário do conflito com uma campanha diplomática para fazer valer a soberania de seu país.
A causa das Malvinas tem um apelo popular na Argentina, mas as investidas também têm sido reforçadas devido à exploração de petróleo em águas próximas às ilhas.

Na carta aberta, Cristina acusou a Grã-Bretanha de violar as resoluções da ONU que instam ambos países a negociar uma solução para a disputa pelas Malvinas.
"A questão das Ilhas Malvinas é também uma causa abraçada pela América Latina e pela grande maioria dos povos e governos de todo o mundo que rejeitam o colonialismo", escreveu a presidente argentina.
O Ministério de Relações Exteriores britânico rejeitou o apelo argentino de negociações.

Reuters 

Estelle Shirbon

Nenhum comentário:

Postar um comentário