Shopping Pátio Belém (ex- Iguatemi), na Rua Padre Eutíquio
Dando continuidade a pauta da CMB, hoje entrou pra votação o projeto de Lei que altera a Lei 7.709 de 18 de março de 1994 que dispõe sobre a preservação histórica, artística, ambiental e cultural no município de Belém. Trata-se de um projeto com pouquíssimas informações mais que causará um impacto muito grande no coração da cidade, que é o bairro da cidade velha.
O PL é na verdade uma forma de possibilitar a construção de mais um piso no shopping localizado no bairro. O projeto não passou pelas comissões técnicas da casa de Leis, como prevê o regimento interno, e nem possui laudos técnicos abordando as conseqüências que ocorrerá com a aprovação.
É necessário verificar que o projeto não se restringe apenas em construir mais um piso, é preciso observar que como consequência o local terá mais lojas, mais caminhões terão que descarregar as suas mercadorias, em um local hoje não adequado para isso.
Centro histórico
Além do transtorno que poderá causar no trânsito, o projeto põe em risco os prédios históricos que se encontram próximo ao shopping, já que as suas estruturas se encontram sem a devida manutenção, como é o caso do palacete Vitor Cunha, que há pouco tempo foi alvo de protestos devido ao abandono que está sofrendo e ações de vandalismo ao ter os seus azulejos roubados.