O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

BELÉM 2012 - A PUNHALADA DO PSTU E A FÁBULA DO SAPO E DO ESCORPIÃO




Uma das  fábulas envolvendo o sapo e o escorpião.

 Incêndio brabo na floresta, a bicharada morrendo e, quase conformado com o seu terrível extermínio, o escorpião encurralado entre as chamas e um rio, avistou um sapo, que preparava-se para nadar até a outra margem.  Disse o escorpião com voz chorosa - Ei Mano, me salva, me leva nas tuas costas,senão vou 'levar o farelo'... O sapo respondeu  - Tu é doido!?. Não,não escopião...de jeito nenhum!; porque chegando no meio da travessia tu vais querer me picar... O escorpião retrucou - Nada disso amigo sapo; caso isso viesse á acontecer, tu ficarias paralisado, morrerias afogado e eu também afundaria, já que não sei nadar. 
Diante deste argumento, o sapo compadecido permitiu que o escorpião embarcasse no seu lombo. Ocorreu que, bem próximo de completar a travessia, quase que alcançando a margem firme, o escorpião, súbito,virou o ferrão e picou o sapo. Já morrendo o sapo murmurou - escorpião idiota, por que voce fez isso, sabendo que ambos iremos morrer?. Respondeu o escorpião - desculpe sapo, mas,mas,mas, é o meu instinto... 

A fábula serve para ilustrar o calibre dos "aliados' que o candidato das esquerdas no Pará, Edmílson Rodrigues, arranjou no PSTU. A sigla que surfou na carona e na aba do chapéu do ex-prefeito, tendo com isso e por isso,conseguido o feito histórico de emplacar o seu primeiríssimo representante no parlamento,agora vira-lhe as costas,ou seja: Diz que vai fazer o "voto de protesto" nas urnas, mas, não vai fazer campanha. 

Importante é deixar claro que, se Edmilson ganhar a campanha não, foi por conta da "força" do escorpião.Triste é notar que essa 'profunda tomada de consciência hermético sideral' do ultra-sectário PSTU, é a melhor ajuda que pode ser dada ao projeto de Jatene, Pioneiro, Dulciomar e Jader; um presente de ouro para a direitona amarela conservadora brasileira.
Melhor seria o historicamente alienado PSTU votar direto no papagaio Zenaldo, seria mais coerente.

 Confira a matéria abaixo, do Diário do Pará:

 Direção Municipal do PSTU de Belém lançou uma nota neste domingo (21), anunciando sua ruptura com a Frente “Belém nas mãos do povo”, coligação que era composta pelo partido em conjunto com o PSOL e PCdoB, tendo Edmilson Rodrigues (PSOL) como candidato a prefeito de Belém.
O motivo do desligamento do partido seria o apoio que o PT e Lula deram ao candidato no segundo turno das eleições na capital. A diretoria afirmou que o PSTU não havia sido consultado antes das exibições das propagandas em que o ex-presidente demonstra seu apoio a Edmilson.
Na nota, o partido ainda afirma que 'durante toda a campanha, o PSOL já vinha tomando certas atitudes que iam contra as diretrizes do PSTU'.
O partido afirma que continuará chamando votos para o candidato Edmilson, no que chamam de “voto crítico”.


(DOL)

2 comentários:

  1. Acho camarada Bueres que você deveria se informar dos fatos, visto que o PSTU não se retirou da campanha como você diz. Segundo, o partido fez, na minha opinião, o correto em virtude dos apoios espúrio que parte do Psol, diga-se de passagem, fez com à ala mais retrógada do Pará, que foi aceitar um latifundiário como o Geovane(PDT). Os princípios partidários tem que ser preservados. Se você concorda com essas alianças, é de se esperar por que o teu partido já se degenerou a muito tempo e foi por causa das alianças, ou não?

    ResponderExcluir
  2. Camarada Marlon,aqui não há tergiversação. A questão colocada no post a qual voce em seu comentário encharcou de cores agremiativas, esta relacionado á defesa de um projeto de poder possível que, na época, estava sendo disputado dentro de circunstâncias nada pueris, quando guerreávamos mantendo apartada a questão que voce embalsama como meramente partidária. Tratava-se de um projeto eleitoral,livre de personalismo,seja lá quem voce citou, onde o fórum era e continua sendo, ideológico, pleno,totalmente despossuído de todas as formas de inocência ou falsa coerência de cabresto. Mesmo porque - testemunhamos isso muitas vezes - os partidos mudam de cérebros e permanecem com as mesmas cores e símbolos e sonhos; não nos 'pertencem',ou á eles nos 'pertencemos',como ocorre,grosseiramente citando,com as preferências que temos pelos times de futebol.
    O maniqueismo, camarada Marlon, é uma forma de crença que tem cheiro ruim,por ser uma doença infecto contagiosa que, infelizmente, ainda é praticada no campo da esquerda quando há ausências de convicções mais sólidas, ainda que uma certa camaradagem, composta somente pelos bem intencionados e puritanos - me refiro aqui aqueles que deliram levitar num horizonte celestial por entre as nuvens sem lutar,que não é o seu caso - preguem a tomada do poder, rezando pela cartilha de um sectarismo jurássico e obsoleto, que os condena ao eterno gueto.
    Obrigado pela visita e, volte sempre.

    ResponderExcluir