O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

MARAJÓ QUER SEPARAR-SE DO PARÁ - DEBATE HOJE NA UFPA

Há bastante tempo o tema da transformação do Arquipélago do Marajó em Território Federal ou Estado entra e sai da pauta. Subregião muito próxima de Belém, os municípios marajoaras estão entre os mais pobres e abandonados do Estado. A separação está em debate hoje na UFPA. 

 

O arquipélago do Marajó é conhecido por suas belas praias, mas apresenta também elevados índices de pobreza gerando precárias condições de vida. 
Será que torná-lo um Estado ou Território poderá ajudar a melhorar a situação da população local? Discutir soluções para os problemas, enumerar pontos positivos e negativos sobre a transformação são temas da mesa redonda “Criação do Território do Marajó”, que será realizada pela Universidade Federal do Pará (UFPA), nesta quarta-feira, 24, no Auditório Setorial Básico, do Campus Guamá.
A ideia de promover essa discussão surgiu após conversas do professor Jorge Moraes, do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (IFCH), com o bispo da Prelazia do Marajó, Dom Luiz Azcona, que já vem discutindo o assunto no âmbito local.
 
 “Abrimos espaço para essa discussão dentro da Universidade”, diz o professor.
 
A mesa é composta pelo bispo da Prelazia do Marajó, Dom Luiz Azcona, pela professora Indira Rocha, por Pedro Rodrigues Barbosa, da Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (Amam), e Adelina Braglia, diretora do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Idesp), que vai apresentar os índices socioeconômicos do arquipélago.
COLORS 68: AMAZON. Jenipapo, Marajó Island, Pará.
O evento é aberto à comunidade interna e externa, sendo essa discussão de interesse geral do público. As inscrições podem ser feitas na Faculdade de Psicologia ou no Auditório Setorial Básico.

O arquipélago abriga 16 municípios que alcançam uma extensão de mais de 104 mil quilômetros quadrados onde vivem cerca de 450 mil habitantes.

No Blog do Manuel Dutra 

Free ilustration by: militanciaviva

Nenhum comentário:

Postar um comentário