O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Polícia Federal prende pai e irmão do Índio de Serra

Luis Octavio Indio da Costa, presidente do Banco Cruzeiro do Sul


A Polícia Federal prendeu, na tarde desta segunda-feira, o banqueiro Luis Octavio Índio da Costa, presidente do banco Cruzeiro do Sul. 
O banco sofreu intervenção do Banco Central em junho deste ano, após a autoridade monetária ter identificado um rombo de 1,5 bilhão de reais na instituição. De acordo com a PF, Índio da Costa foi detido em um condomínio na cidade de Cotia, Grande São Paulo. Ele está na sede da instituição em São Paulo, no bairro da Lapa.
A prisão ocorreu em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pela 2ª Vara Criminal Federal de São Paulo, em razão de um inquérito policial que tramita na Delegacia de Repressão aos Crimes Financeiros.
Em setembro, o executivo havia sido indiciado, juntamente com seu pai, Luís Felippe Índio da Costa. São apurados crimes contra o sistema financeiro, crimes contra o mercado de capitais e lavagem de dinheiro. Por solicitação da PF, a Justiça Federal decretou, à época, o sequestro de imóveis, veículos e investimentos dos investigados. Luís Felippe também teve a prisão decretada, mas em regime domiciliar.
Na última sexta-feira, o ministro Napoleão Nunes Maia Filho, do Superior Tribunal de Justiça, negou a liberação dos bens de Índio da Costa, que estavam congelados. O banqueiro havia pedido a liberação de alguns títulos de investimento em renda fixa, alegando que o congelamento havia "extrapolado os limites legais", e que estava comprometendo gravemente "a sua subsistência e a de sua família". Índio da Costa também argumentou que o banco era sua única atividade de subsistência - e que, por isso, se encontrava, atualmente, desempregado.
O outro Índio da Costa foi candidato a vice presidente de José Serra na eleição presidencial de 2010 e, atualmente, é presidente do PSD - partido de Kaddab - no Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário