O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

É HOJE ! - O DEBATE NO 2º TURNO NA RBATV

O campo Popular e Democrático, estará tranquilamente representado por Edmílson, que vai encarar e contrariar as elites

Às 22h15 de hoje, os candidatos Edmilson Rodrigues (PSOL) e Zenaldo Coutinho (PSDB), únicos que ainda concorrem à Prefeitura Municipal de Belém neste segundo turno, se encontrarão para debater sobre as melhores propostas para governar a capital paraense.

Zenaldo comparecerá apoiado pelos poderosos assessores, entre eles o Governador do Estado, Simão Jatene
De acordo com o com diretor-geral do grupo RBA, Camilo Centeno, o programa poderá esclarecer as dúvidas de muitos eleitores que ainda não definiram seu voto nesta segunda fase do pleito. “É o primeiro debate e isso é muito importante porque pode ajudar os indecisos a menos de dez dias do pleito”, destacou ao lembrar que a expectativa é a de que o debate seja direcionado, pelos candidatos, às propostas de cada um. “Esperamos que seja um debate de alto nível em que os candidatos saibam usar bem os seus espaços para expor ideias e deixar claro suas diferenças de programa e de governo”.
 Dividido em quatro blocos, os candidatos ainda terão a oportunidade de fazer perguntas a seus adversários. No primeiro bloco, além de responder a uma pergunta formulada pela produção, eles ainda terão 30 segundos para formular uma pergunta. Diferente do debate realizado no primeiro turno, quando cada candidato tinha apenas um minuto e meio para resposta, agora, cada um terá dois minutos para responder às perguntas. Um minuto será destinado para tréplica e um para réplica. No quarto bloco, além das perguntas, eles terão espaço para fazer suas considerações finais.
 Para Camilo, esse tempo maior para responder aos questionamentos possibilitará que os candidatos exponham com mais calma suas propostas. “Serão, aproximadamente, duas horas de debate e será realizado conjuntamente em todas as capitais que terão segundo turno pela Band”, destacou. “As regras já foram aprovadas e os candidatos vão ter muitas oportunidades de perguntarem um para o outro”.
 Segundo ele, assim como no primeiro turno, a ideia é de que a interferência do mediador nos pronunciamentos dos candidatos seja a menor possível. “O debate será mediado pelo jornalista Mauro Bonna, que é um jornalista local que conhece os candidatos, o que facilita um pouco a identificação”, ressalta. “A emissora não irá interferir”.
 Ainda assim, o diretor-geral do grupo RBA ressaltou que não serão permitidas ofensas pessoais durante o programa. “Esperamos que não haja agressão e que eles se respeitem e respeitem os telespectadores e que eles saibam ocupar o espaço para expor suas ideias”, disse. “É importante deixar claro que os casos de direito de resposta são unicamente para ofensas pessoais. As críticas administrativas e a condutas parlamentares não serão consideradas”. 
CANDIDATOS
Com mais tempo para responder aos questionamentos, os candidatos Edmilson Rodrigues (PSOL) e Zenaldo Coutinho (PSDB) pretendem focar nas propostas que possuem para administrar Belém, caso eleitos.
 De acordo com o candidato Zenaldo Coutinho, sua estratégia será apresentar à população suas ideias. “A minha estratégia é ser eu mesmo. 

Estarei lá sendo o Zenaldo, debatendo com o meu programa, com aquilo que a gente pensa e que tem agregado ao longo da caminhada”, disse ao afirmar que também irá focar suas perguntas nas propostas do candidato adversário. “Eu não sei como vão ser as perguntas do meu adversário. Eu vou perguntar sobre programas, sobre projetos...”.
 Segundo ele, a expectativa para hoje à noite é a melhor possível. “Espero que o debate sirva para continuar esclarecendo a população sobre os projetos e programas de cada candidato. Estarei lá com toda serenidade, tranquilidade e firmeza para defender as minhas propostas”.

Do mesmo modo, o candidato Edmilson Rodrigues afirma que também pretende focar em seu programa de governo. Para ele, o debate será uma boa oportunidade para que a população se esclareça sobre o perfil de cada candidato. “O debate é a oportunidade democrática da população observar os candidatos frente a frente, sem a maquiagem do marketing, e comparar quem tem as melhores propostas para Belém”, acredita. “Observar quem tem experiência e competência para ser prefeito, quem representa a verdadeira mudança, quem é confiável por cumprir o que promete, quem tem história e trabalho pelas causas sociais e quem vai governar junto com o povo”.
 Segundo ele, o debate, neste segundo turno, possibilitará a mesma oportunidade para que os dois candidatos apresentem suas propostas. “Vou usar o tempo do debate, sem dúvida, para apresentar propostas. Neste segundo turno, o debate será mais justo. Pois não será mais possível usar candidatos de aluguel para me atingir com baixarias, como fizeram no primeiro turno”, disse. “Eu quero ser prefeito em cima de propostas, ideias e soluções inovadoras para a nossa querida Belém."
 ELEITORES
Assim como os candidatos, muitos eleitores também destacam apresentação de propostas como a melhor estratégia a ser adotada no debate. Com a expectativa de confirmar sua escolha, a estudante Luane Souza ficará ligada a tudo que os candidatos falarem. Para ela, a melhor estratégia será focar nas propostas que os candidatos terão condições de cumprir caso eleitos. “Acredito que não haverá muita discussão nesse debate. Acho que eles vão usar o debate para apresentar propostas”, acredita. “Pelo menos, o que eu espero é que eles falem de coisas que vão fazer e não que eles prometam o que não podem cumprir”.
 Para o engenheiro Paulo Lobato, os candidatos deveriam usar o espaço do debate para se comprometer com os eleitores. “O que eles falam nos debates deveria ser um compromisso firmado com a sociedade”, disse. “O debate é bom para perceber quem é quem”.
 NOVIDADE
Com apenas dois candidatos neste segundo turno, a dinâmica do debate de hoje a noite também sofrerá alterações. De acordo com o gerente artístico da RBATV, Johnny Pessanha, que preferiu não adiantar os detalhes da novidade, as alterações já foram apresentadas aos assessores dos candidatos. “Vieram (ontem) os dois assessores dos candidatos para que explicássemos as modificações que vamos fazer”, afirmou. “No estúdio, eles puderam ver o espaço em que os candidatos vão ficar”.
 Segundo ele, com relação à estrutura, pouca coisa será alterada em comparação ao debate realizado no primeiro turno. “Cem profissionais devem trabalhar no momento do debate, a mesma quantidade que trabalhou no primeiro”, afirma, ao destacar a recente modernização pela qual passaram os estúdios da RBATV. “Reformamos todo o estúdio. Todo o material que será usado foi colocado esse ano. Foram duas toneladas apenas de iluminação”. (com informações de Rita Soares)
REGRAS
* O debate será dividido em quatro blocos;
*No primeiro bloco, os candidatos responderão a uma pergunta da produção e, em seguida, farão perguntas entre si em 30 segundos. Cada um terá dois minutos para resposta;
*No segundo bloco, os candidatos farão três perguntas entre si, com 30 segundos para a formulação de cada uma delas. Os candidatos ainda terão dois minutos cada para responder, além de um minuto para réplica e um minuto para tréplica;
*Nos terceiro e quarto blocos, repetem-se as regas do bloco anterior;
*No quarto bloco, os candidatos poderão fazer uma pergunta cada e ainda terão tempo para as considerações finais.


(DOL)

Nota do Blog : As ilustrações fotográficas com  legendas são de livre autoria do Mviva e não fazem parte da matéria original copiada..

8 comentários:

  1. Pelamordedeus?!!! os Barbalhos tornaram a escalar o Bonna para mediador?podem aguardar que ele vai aprontar, de novo!

    ResponderExcluir
  2. Tomara que o Edmilson de uma de Anderson Silva e liquide essa fatura ao dinal deste ronde, que é decisivo!

    ResponderExcluir
  3. Novamente o PIG paraense, ao modo do que fez antes, no primeiro turno,quando apontava que Edmílson iria perder para o boneco ventrílogo do governador,já esta com outra "pesquisa" suja na rua,com a mesma lorotagem.Vamos abrir as urnas novamente dia 28 para desmoralizá-los!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TA DIFICIL GANHAR DO ZE NALDO VCES ESTÃO DESESPERADOS, AGORA E 45/45

      Excluir
  4. Com certeza o Zeraldo vai fazer ilusionismo para ganhar o debate, porque se for falar do seu passado político, vão lembrar de sua trajetória como filhote da ditadura, passando pelos governos da união que privatizaram a CELPA e destruiram Belém, com Duciomar. Fica a interrogação: que União do mal é essa???

    ResponderExcluir
  5. A MESMA UNIÃO QUE DSTRUIU BELÉM, DESMONTOU OS CONSELHOS POPULARES, ACABOU COM OS PROGRAMAS SOCIAIS PREMIADOS E DEIXOU UM ENORME RASTRO DE CORRUPÇÃO, CAOS DA SAÚDE E DESCASO COM A CIDADE, COM O FALSÁRIO E CORRUPTO DUCIOMALA, AGORA, APRESENTA ZENALDO COMO PANACÉIA PARA OS MALES DE BELÉM, PREGANDO MUDANÇA. PODE?!! ESSA UNIÃO DO MAL SÓ ENGANA MESMO ALGUNS INCAUTOS ELEITORES.

    ResponderExcluir
  6. PORRA,CADÊ A MARCA DO EDMÍLSON??? - Não há menor dúvida: Edmílson é de longe o melhor e mais preparado candidato para ressuscitar e tirar Belém da UTI lançada que foi pelo desprezo dos tucanos em 12+2 anos de governo,somados a 8 anos de trevas comandados pelo falsário manipulador do povão,Dulciomar, que antes de se eleger distribuía sopão,óculos,disponibilizava ônibus, caixão padre, terço e rosário para enterros.
    O robô Zenaldo é uma milionária invenção de Jatene; candidato que não tem curriculum,não tem carisma, nem experiência administrativa;que apresenta como credencial uma tal "Fundação" comandada por sua senhora mãe; e possui esse padrinho governador abastado, que esnoba por ter força bastante para garantir dinheiro no cofre de campanha.
    Mas, contraditoriamente, não é nada disso que poderá trazer a derrota para o melhor projeto para Belém representado nas propostas de Edmílson, e sim a falta de objetividade dos malditos marqueteiros 'meia bomba' que ele se cercou, que fazem uma campanha mixuruca,pra lá de abaixo do adversário.
    Parece um carma!.É uma turma atrapalhada,morgada,que não conseguiu criar uma marca (Zenaldo é o candidato da 'união e da Paz'); que foi incapaz de decifrar e captar o espirito altamente conservador da classe média papa-chibé e, também, (triste!)a tendencia conservadora e servilista dos pobres da periferia da capital paraense. Acordem,marqueteiros de bunda!
    Obs:Camarada Bueres, espero que dessa vez vc se preste democraticamente a publicar o meu ponto de vista,ñ da pra aceitar q vc tenha se transformado num monstro censor!

    ResponderExcluir