O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

EDMILSON RODRIGUES DENUNCIA SABOTAGEM AO VIVO


Ao vivo e a cores, digo, em pleno ar, o candidato á prefeito de Belém, Edmílson Rodrigues, repeliu e lavou a alma dele e da população de Belém, quando denunciou  com toda educação e firmeza as visíveis  - e irritantes - tentativas do entrevistador Mauro Bonna da RBA, que, aparentemente, tentava prejudicar a exposição de propostas do entrevistado.

O fato ocorreu ontem a noite, durante um programa de entrevista na emissora de TV que pertence a família do senador Jader Barbalho. 

A sensação que era passada aos telespectadores durante a entrevista, dava a nítida impressão que, o entrevistador Mauro Bonna, manipulava os questionamentos, aparentemente com o objetivo de desviar, talvez, propositalmente desconstruir, mutilar e até sabotar essa boa chance com que contava o candidato Edmílson para se reapresentar aos eleitores em geral... 

Momento este em que poderia demonstrar com toda clareza a  sua plataforma de governo, uma vez que, durante todo primeiro turno, o psolista contou apenas com um pouco mais de um minuto na TV, contra os dez em média dos seu adversários como: José Priante do PMDB Anivaldo Vale do PTB e do tucano Zenaldo Coutinho,que representavam as três principais maquinas trituradoras no Pará, ou seja: o governo estadual comandado por Simão Jatene, o governo municipal comandado por Dulciomar Costa e a força do PMDB comandado por Jader Barbalho..

UM EPISÓDIO PARA ENTRAR PARA HISTÓRIA

O que ocorreu durante o programa, na opinião de muitos que o assistiram, foi uma tentativa, até ridícula, de garrote disfarçado, patrocinado pelo mal jornalismo, ou coisa pior poucas vezes vista aqui no Brasil...

QUANDO O ENTREVISTADOR USA A TÉCNICA DA IMOBILIZAÇÃO

Todas, eu disse todas as vezes que o entrevistado tentava falar sobre uma de suas propostas, logo era interrompido por Bonna e obrigado responder a uma provocação sempre em forma de "pergunta" invariavelmente proferida pela ótica negativa do entrevistador em detrimento a imagem do candidato esquerdista...

No exato momento em que o ex-prefeito, começava a responder ao primeiro ataque, enquadrando e direcionando á exposição de um de seus projetos; incontinente, perdia a chance de esclarecer pois, súbito, Bonna fazia uma segunda pergunta, dividindo e prejudicando no 'nascedouro' a possível linha de esclarecimento do candidato; sabotando o raciocínio do telespectadores que, desta forma, ficavam sem respostas para suas dúvidas, manobra manjada que retirava do entrevistado o direito de se defender ou esclarecer o seu ponto de vista. 

 Lamentamos quanto cidadãos esse formato de combate desleal que, sabemos, é planejado e executado com requintes por pessoas muito fortes. O perigo esta  ar; o perigo é silencioso e produz efeitos deletérios para a democracia no nosso sofrido plano papachibé

Por Eduardo Bueres

30 comentários:

  1. Bom dia. Assisti a entrevista e concordo com tudo o que diz esse post. De fato, o entrevistador tentou manobrar e enquadrar o tempo do candidato entrevistado. A gente sabe que tempo na TV e escaço, vale ouro, e o mediador tem que ter pulso forte;mas neste caso de ontem deu pra notar que a ordem recebida, sabe-se lá de onde,ou de quem, era para travar o politico.

    ResponderExcluir
  2. É o que diz aquela bichona velha da BANB - Isso é uma vergonha!. O que se viu ontem foi o candidato petista desmontar uma farsa.Sorte dele que o PIG local ainda abriu esse espaço...

    ResponderExcluir
  3. Olha Bueres, Se o Edmilson fosse depender do Mauro Bonna e da RBA para ser alguma coisa na politica paraense, ele jamais chegaria aonde chegou. Todo mundo, esta careca de saber,inclusive voces blogueiros, que o Jader Barbalho e Simão Jatene são parceiros em diversos projetos de manutenção de poder. Realmente o Edmílson esta desafiando interesses bilionários. Se tem uma coisa ruim pra caramba que faz parte desse processo,infelizmente, é a rasteira e a canelada de baixo quilate, como por exemplo essa escandalosa que o 'repórter' que é empregado no império de comunicação da famiglia dos Barbalhos tentou aplicar na veia do candidato da esquerda paraense. Por que seria diferente?

    ResponderExcluir
  4. A única coisa que valeu nessa entrevista foi o merecido esculacho que o ex-prefeito deu no apresentador em pleno ar. Foi hilário e ao mesmo tempo didático. É o tipo da coisa que deveria ser ensinada nos bons cursos de jornalismo, como exemplo á não ser seguido. E olha que isso é só uma amostragem da "trôlha" que ainda vem aí para ser usada contra o Edmilson. Aguardem.

    ResponderExcluir
  5. Assisti a entrevista e não notei nenhuma diferença de tratamento dispensada pelo jornalista em favor do Zenaldo. Inclusive o entrevistador deu mais espaço de tempo para o Edmílson que para o candidato Zenaldo, que se portou elegante e sem afetação. É preciso ter muito cuidado para não vitimizar gente que trabalha pela linha da ofensa e da mentira.Muito do que foi dito lá e aqui, não passa de ficção própria de fundamentalista ultrapassado.

    ResponderExcluir
  6. Assisti e também gravei a entrevista. Tudo o que foi publicado aqui é 100% fundamentado.

    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  7. Não é de hoje que o Mauro Bonna assume o papel de pau mandado para satisfazer seus interesses próprios e de seus patrões. Ele é o único entrevistador no mundo que fala mais que o entrevistado.

    ResponderExcluir
  8. Assisti o programa e muito do que o Edmilson falou não pude compreender, porque o Mauro Bonna Falava junto, como se o prórpio tivesse a resposta. Gostei quando o Edmilson disse para o Bonna: "Me adimiro de você um Jornalista ficar repetindo esse tipo de coisa sobre Cristina Badini". O interessante que ningué fala é que o Sérgio Pimentel é Pernambucano e estava como secretário de saúde do municipio de Belém, porque será?

    ResponderExcluir
  9. Vá chorar na cama que é lugar quente. De santo e bobo o Edmilson não tem nada, ele sabia onde estava se metendo e o que viria a enfrentar. Fica uma pergunta: por que as acusações veiculadas na propaganda do Edmilson no rádio não são repetidas na televisão? Eu sei, vocês sabem? Pimenta vermelha no olho dos outros é refresco, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  10. A única coisa interessante que o Mauro Bonna disse foi ter cometido um ato falho e chamado profeticamente o candidato Edmilson de "Prefeito".

    ResponderExcluir
  11. Alguém algum dia tinha que desmascarar esses trairões que armam essas "casinhas", arapucas,para tocaiar figuras que se metem no meio do seu caminho. Dessa vez,tá bom, o tiro saiu pela culatra. Mas, quando é que esse povo vai se vacinar gente?, Edmílson ñ é burro. Esse cara foi instruído para criar tumulto para insinuar que Edmílson é um cara encrenqueiro e desequilibrado.Nos já sabiamos disso, o Ed é que tinha que ficar atento.

    ResponderExcluir
  12. Marcio Castro, já deu para notar a sua vocação puxasaquísta e autoritária. Como que é proibido falae de proposta em uma entrevista estratégica,próximo ao primeiro tirno?. Acho que o zenaldo e o Bonna sãoum peso muito grande pra vc carregar sosinho. Já que vc também é pesado, não insista mais nesse assunto e aguarde o julgamento nas urnas, já que a a farsa na RBA foi patética.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo Anônimo da Silva, esse seu comentário mal criado não me surpreende em nada, já esperava por algo do tipo, uma vez que vim expor minha opinião em um blog de esquerda. Foi justamente o que eu quiz dizer com "ele sabia onde estava se metendo". Quanto à entrevista, por definição, é uma conversação feita de perguntas e respostas objetivas, na entrevista em questão, foi dado um tempo igual para os dois. Se o Edmilson quizer mais tempo para mostrar seus planos, que tire esses clipes de musiquinhas e utilize melhor o espaço que nós estamos pagando.

      Excluir
  13. seria bom voce postar essa entrevista aqui no blog,pois no site do mauro bonna nao tem nada.

    sds,

    Ronaldo Guilherme

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  15. O blog não publicará comentários ofensivos e de baixo nível que pretendam ofender o lado pessoal ou familiar dirigidos a nenhum dos candidatos.A disputa aqui somente é permitida no campo político e ideológico. Um grande abraço á todos e obrigado pela compreensão.

    ResponderExcluir
  16. Oi Ronaldo Guilherme. É claro que o Bonna não vai acusar o golpe sofrido.Quanto menos ele divulgar,melhor. O PIG paraense é organizado e não esta para aqui para prestar serviços gratuitos á ninguém. Quanto a publicação da entrevista, estou lutando com meu aparelho novo que mostra as imagens sem o áudio.
    Assim que resolver publico,ok?. Obrigado pela visita e volte sempre.

    ResponderExcluir
  17. Vimos um candidato que não tem as mínimas condições de hoje de ser Prefeito de Belém, vimos a falta de Equilíbrio Emocional do candidato, umas vergonha para quem almeja o cargo de Prefeito!

    ResponderExcluir
  18. Muito bem,voce diz que não vale tripudiar dobre as pessoas,eu não somente concordo como respeito e faço disso uma lei sagrada para minha vida todos os dias.Fato é meu caro comuna que o candidato de vocês, com o tempo que tem de estrada, já deveria há muito tempo ter procurado um bom profissional de fonoaudiologia parar tratar das suas dificuldades em termos de dicção que o atrapalha em suas performances de palanque e principalmente diante as câmeras de TV. A maneira com esse candidato fala entra em choque com a dinâmica moderna em que os segundos no ar são consumidos.Outros candidatos,nota-se. São mais objetivos, arejados, lépidos, articulados,vão direto ao ponto.Não pense que eu estou aqui para defender o Zenaldo, nem para tão pouco para atacar o Edmilson; mas desejo expressar minha opinião no sentido de defender o injustiçado e até sacaneado jornalista Mauro Bonna que, no cumprimento de suas função de entrevistador, foi brilhante e, em nenhum momento mostrou-se desleal com o candidato Edmílson. Pelo contrario, pelo contrário: Edmilson é que foi deselegante com ele; o jornalista abriu-lhe um espaço em horário nobre,que este jamais conseguiria em outra emissora, coisa que ele, se fosse mais humilde, deveria agradecer. É só assistir ao vídeo da entrevista,para constatar o elevado espirito democrático,tolerante, até em excesso, por parte deste respeitado profissional da mídia paraense.O mal da esquerda é pensar que todo mundo, inclusive a grande mídia e até o Vaticano, tem que se curvar aos seus interesses, muitas vezes despropositados com a boa ética e outros valores que ultimamente estão sendo jogados no ralo do esgoto da história, basta assistir aos noticiários. Fica aqui a minha solidariedade a figura respeitada de Mauro Bonna e sua excelente equipe do grupo RBA de Radio e TV, que através de sua direção,apesar de todas as críticas,tradicionalmente abre as suas portas para o bom debate fortalecendo e enaltecendo a classe politica e ajudado a aperfeiçoar a democracia no Pará.
    Não acredito muito, mais espero que o senhor publique.Assim feito, meus agradecimentos.
    Raimundo Nonato - Bragança,Pará

    ResponderExcluir
  19. Quem gravou a entrevista pode publicar, por favor? Não deu pra assistir no dia em que passou na TV. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho a matéria gravada no celular,infelizmente ainda não consegui resolver o problema no áudio.Estou tentando conseguir uma cópia com a assessoria do candidato do Psol.

      Excluir
  20. Sinceramente, o MAuro Bonna sempre tem esta postura, salvo algumas que são mesmo pra divulgação de algum evento ou ptoduto. Em matéria de mebatem realmente o jornalista tem q apimentar, fez isso com os dois lados, a verdade é que o Edmilson em sua propaganda tá querendo que todo mundo pense que ele é bom e o Zenaldo é o mau. Isso não tá dando certo.

    ResponderExcluir
  21. Por favor!, não insistam! não adianta entulhar a caixa de entrada com comentários tratando da orientação sexual de A,B,C, bem como da vida da mãe de Sicrano, Beltrano etc; que não serão publicados aqui, por não fazer parte da linha editorial deste Blog!. Não pretendo ser grosseiro,mas existem muitos outros espaços com este perfil que vocês procuram!.

    ResponderExcluir
  22. O papo,neste caso aqui, é somente politica.

    ResponderExcluir
  23. não adianta a militância do despreparado Edmilson chorar que não tem jeito, dia 28 vai ser esmagadora a vitória da sensatez

    ResponderExcluir
  24. PORRA,CADÊ A MARCA DO EDMÍLSON??? - Não há menor dúvida: Edmílson é de longe o melhor e mais preparado candidato para ressuscitar e tirar Belém da UTI lançada que foi pelo desprezo dos tucanos em 12+2 anos de governo,somados a 8 anos de trevas comandados pelo falsário manipulador do povão,Dulciomar, que antes de se eleger distribuía sopão,óculos,disponibilizava ônibus, caixão padre, terço e rosário para enterros.
    O robô Zenaldo é uma milionária invenção de Jatene; candidato que não tem curriculum,não tem carisma, nem experiência administrativa;que apresenta como credencial uma tal "Fundação" comandada por sua senhora mãe; e possui esse padrinho governador abastado, que esnoba por ter força bastante para garantir dinheiro no cofre de campanha.
    Mas, contraditoriamente, não é nada disso que poderá trazer a derrota para o melhor projeto para Belém representado nas propostas de Edmílson, e sim a falta de objetividade dos malditos marqueteiros 'meia bomba' que ele se cercou, que fazem uma campanha mixuruca,pra lá de abaixo do adversário.
    Parece um carma!.É uma turma atrapalhada,morgada,que não conseguiu criar uma marca (Zenaldo é o candidato da 'união e da Paz'); que foi incapaz de decifrar e captar o espirito altamente conservador da classe média papa-chibé e, também, (triste!)a tendencia conservadora e servilista dos pobres da periferia da capital paraense. Acordem,marqueteiros de bunda!
    Obs:Camarada Bueres, espero que dessa vez vc se preste democraticamente a publicar o meu ponto de vista,ñ da pra aceitar q vc tenha se transformado num monstro censor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixe disso: não precisa ser dramático. Em circunstâncias nenhuma o Blog censura opiniões,pensamentos ou pontos de vista de quem quer que seja; isso iria contra o sentido de sua existência.O que ocorre meu velho, é a necessidade de estabelecer minimamente um filtro ético em nível de mediação, que proteja a honra alheia. Não fui eu quem inventou as regras para a internet,mas, bom seria que todos,inclusive voce,meu venerável anônimo,se identificasse,na boa,com coragem e firmeza,todas as vezes que fosse se expressar publicamente.
      Obrigado pela visita e apareça sempre.

      Excluir
    2. kkkkkk....Tadinho, tua mãe não te vende não? estás sonhando né?

      Excluir
  25. Olha Bueres,se eu fosse voce, me calava. A anônima (o) esta coberta de razão,meu filho. afinal isso aqui é APENAS um blogue e voce não tem que meter a merda da sua tesoura enferrujada de sençura em comentário de ninguém,cada um q responda por si. até mesmo poruqe lá no facebook e em outros bloguesa raça amarelada não tem esse escrúpolo de freira que vc mostra. Chega de tanta ingenuidade!!.Por favor.Tô estranhando vc,meu companheiro!..

    ResponderExcluir
  26. bom assitir uma parte da entrevista, sinceramente não entendo essa choradeira, o Prof.Edmilson muito mal assessorado, foi pensando em falar de futuro (plano de governo) e Mauro Bonna um (rato) começou fazer pergunas do seu passado na prefeitura que na minha ótica mas do que normal por se tratar que ele é unico que já foi prefeito, sinceramente foi terrivel, foi choque para candidato, dava para perceber que ele estava totalmente desiquilibrado. pergunto de quem é culpa, do mauro Bonna ou dos seus Assessores? Sabemos antes de marca qualquer reunião fica tudo acertado das perguntas, só faltam dizer que Edmilson não sabia das perguntas....

    ResponderExcluir