O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Maior procissão cristã do mundo! - Círio Fluvial deve ter 500 embarcações





Para este ano, a estimativa da Capitania dos Portos do Pará é de que cerca de 500 embarcações estejam participando do Círio Fluvial 2012 no próximo sábado. 
 
Já as estimativas do Dieese/PA e Diretoria do Círio de Nazaré é que o evento tenha a participação de aproximadamente 50 mil pessoas, entre as pessoas que estarão nas embarcações e as que assistirão a romaria desde a saída de Icoaraci até a escadinha da Estação das Docas.

As análises do Dieese com os números da Romaria Fluvial em 27 anos, incluindo 2012, indicam um crescimento significativo no numero de embarcações participantes. Se confirmadas as estimativas da Capitania dos Portos, seria um crescimento de 900% de embarcações desde o primeiro Círio em 1986.

Dentro do calendário das 11 Romarias Nazarenas, a Romaria Fluvial é o terceiro evento e será realizado pela 27ª vez. A saída da romaria de Icoaraci até Belém deve acontecer às 9h, com chegada na escadinha às 11h30. O percurso é de quase 18.500 quilômetros, ou 10 milhas náuticas.

CARROS
Os carros que acompanham a procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré já amanhecem hoje nos galpões na Companhia das Docas do Pará (CDP), prontos para a Trasladação e para o Círio, no próximo domingo. Os 13 carros foram levados pela Diretoria de Procissões da Festa de Nazaré da Sala dos Carros, no Centro Social de Nazaré, para a CDP, ontem à noite.
O trabalho só começou depois da 21h por causa do trânsito. 
Barca dos milagres
Considerados um dos grandes símbolos do Círio, o transporte dos carros até a CDP é feito em meio a orações e cânticos. Os carros também recebem homenagens dos devotos no trajeto com a queima de fogos de artifício e outras manifestações de fé.

Foram transportados o Carro de Plácido, a Barca dos Escoteiros, a Barca Nova, o Cesto de Promessas, a Barca com Velas, a Barca Portuguesa, a Barca com Remos, o Carro Dom Fuás (carro dos Milagres), o Carro da Santíssima Trindade e quatro carros de Anjos. Os carros recebem os objetos carregados pelos promesseiros durante a procissão, os chamados ex-votos, e também representam a devoção do povo paraense à Virgem de Nazaré.


(DOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário