O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

A MATANÇA CONTINUA - MASSACRE DA POPULAÇÃO PROVOCA A FUGA DE MILHARES DE SIRIOS PARA A TURQUIA


Mais de 1,3 mil sírios atravessaram a fronteira com a Turquia na madrugada desta terça-feira para fugir da violência em seu país. 
Enquanto isso, os rebeldes tentam expandir a área sob seu controle na cidade de Alepo, a maior da Síria, apesar de duas semanas de contra-ataques das forças do presidente Bashar Assad.

Tropas do governo fortemente armadas vêm bombardeando continuamente as áreas controladas pelos rebeldes na cidade, 

particularmente o bairro de Salaheddinee e outros distritos na parte sudoeste. 

Ativistas baseados em Alepo afirmam que combates estão acontecendo nesta terça-feira próximos ao centro histórico da cidade, o que sugere que os rebeldes estão conseguindo avançar.

Uma autoridade do governo da Turquia afirmou que até a manhã desta terça-feira (horário local), 1.328 refugiados sírios cruzaram a fronteira. 

O número é quase o dobro do total de refugiados que chegaram no país na segunda-feira. A fonte falou em condição de anonimato por causa das regras do governo. 

Ativistas dizem que os intensos bombardeios na cidade de Tal Rafaat, próxima à fronteira, fizeram dezenas de pessoas fugirem para a Turquia em busca de segurança.

Os recém-chegados aumentaram o número de refugiados sírios na Turquia para quase 48 mil. 

O país também serve de base de apoio para os rebeldes.

"Nós esperamos um massacre em Alepo. 
 
O regime está trazendo reforços para a cidade pois acha que, se Alepo cair, o regime cairá", disse Abu Ahmad, um refugiado sírio na Turquia.

 "A cidade está sendo bombardeada pelo ar e pelo solo", afirmou ele, acrescentando que está em contato diário com moradores da cidade. 

Os rebeldes aparentemente também estão recebendo reforços.

AE - Agência Estado/Associated Press.

Nenhum comentário:

Postar um comentário