O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Direitona fascista brasileira espuma de raiva - STF rejeita novamente inclusão de Lula no mensalão

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) negaram novamente a inclusão do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva no processo de julgamento do mensalão. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (15) durante a análise de preliminares apresentadas por alguns advogados dos 38 réus na Ação Penal 470.


Carlos Humberto/STF
Até o momento, Joaquim Barbosa rejeitou todas as questões preliminares apresentadas pelos advogados


 O pedido de inclusão de Lula no processo foi apresentado pela defesa do ex-deputado Roberto Jefferson, presidente do PTB. No primeiro dia de julgamento, o advogado Luiz Corrêa Barbosa afirmou que Lula deveria ser incluído dentre os réus. A alegação também tinha como objetivo desqualificar o trabalho do Ministério Público que apresentou a acusação contra os acusados. No entanto, os ministros consideraram que não há razão para isso e que a prerrogativa é exclusiva da Procuradoria-Geral da República. “Mesmo que quiséssemos, não poderíamos impor a inclusão de alguém”, afirmou o ministro revisor do caso, Ricardo Lewandowski.
As questões preliminares são apresentadas antes do voto do relator e após o fim das sustentações orais proferidas pela defesa dos réus. A Corte analisou 18 preliminares até este momento, e todas até agora foram rejeitadas.
Novamente, o pedido de desmembramento do processo foi apresentado pelos defensores. No primeiro dia de julgamento, a Corte discutiu por quase 4 horas se acatariam uma questão de ordem apresentada por três advogados para que os acusados sem prerrogativa de foro fossem julgados por outras instâncias da Justiça. Hoje a questão foi rapidamente rejeitada.
A única preliminar de autoria do ministro Joaquim Barbosa, foi um pedido para informar à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) sobre críticas feitas por três advogados a ele em uma entrevista dada ao site Consultor Jurídico em que disseram que ele não tinha a devida parcialidade para atuar no julgamento por ter “atuação midiática”.
Os advogados apresentaram uma questão preliminar para pedir o impedimento do relator. Como os advogados incluíram tais alegações em suas sustentações orais, o caso teve que voltar durante as questões preliminares. No entanto, os ministros rejeitaram a tese da defesa e permitiram que Joaquim Barbosa continue no julgamento, mas entederam também que a OAB já está ciente do caso e não precisa ser oficiada. Para Joaquim, as declarações foram “uma agressão gratuita”, feitas não somente a ele, mas “à honra desta Corte e do país”.
A fase de defesa dos réus acabou hoje. Amanhã, com o voto do relator, os ministros começarão a fazer as suas considerações sobre o caso. A apresentação das preliminares acrescentou quase três horas ao julgamento.

Congresso em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário