O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Pavulagem faz show na Made in Pará, Made in Brasil

Pavulagem faz show na Made in Pará, Made in Brasil (Foto: Ney Marcondes)


O grupo musical Arraial do Pavulagem é uma das atrações da Feira Cultural “Made in Pará, Made in Brasil”, que começa nesta sexta-feira (17), na Estação das Docas. O Instituto Arraial do Pavulagem realiza ações culturais, shows e pesquisas na área com o objetivo de manter acesa a cultura popular do Norte do país, divulgando para o resto do Brasil o resultado dessa miscigenação cultural que tem ingredientes das mais diversas culturas,como a indígena, africana, européia e portuguesa.
O Arraial do Pavulagem encerra a primeira noite do “Made in Pará, Made in Brasil”, que vai reunir os produtos de exportação feitos em nosso Estado, além de destacar exemplos de empresas regionais que são modelo fora do Brasil até o próximo domingo (19).
A Feira vai destacar também a culinária, o folclore, a literatura, os credos, cores e raças e as belezas naturais que evidenciam os principais produtos de exportação do Pará.
O evento, com entrada gratuita para o público, integra as ações do projeto “Orgulho de Ser do Pará”, desenvolvido pelo Grupo RBA.
Saiba mais sobre o grupo
Formado no final da década de oitenta, o grupo foi idealizado por Ronaldo Silva, sociólogo especialista na cultura da região. O grupo conta também com Júnior Soares, Nazareno Silva, Marcelo Fernandes e Edgar Chagas Jr., todos estudiosos da cultura da região amazônica.
O nome é derivado de arraial (local onde se realizam os festejos, nas festividades dos santos) e de pavulagem, neologismo originário de pavão, que significa o formoso, bonito, e pomposo e que na linguagem popular tem o significado de "o que gosta de aparecer", ou o fanfarrão

.DOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário