Belém
e Santarém estão incluídas no Programa Nacional de Investimentos em
Logística, lançado nesta quarta-feira (15) em Brasília. Apresentado pela
presidente Dilma Rousseff e o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio
Passos, o programa prevê a extensão da Ferrovia Norte-Sul até o porto de
Vila do Conde, em Barcarena, na Região Metropolitana de Belém, e a
construção de uma linha ferroviária unindo Santarém a Lucas do Rio
Verde, no Mato Grosso. O vice-governador do Pará e secretário especial
de Gestão, Helenilson Pontes, participou do lançamento do programa, no Palácio do Planalto.
O ministro dos Transportes detalhou o programa. Ao todo, R$ 133 bilhões serão investidos na ampliação e melhoria das malhas rodoviária e ferroviária do Brasil, sendo R$ 79,5 bi nos próximos cinco anos e mais R$ 53,5 bi entre 20 e 25 anos após os investimentos iniciais. Somente para o setor de ferrovias, serão R$ 91 bilhões. Segundo o ministro, o programa objetiva uma maior integração entre rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos do Brasil e maior articulação entre esses meios e a cadeia produtiva nacional.
A prioridade no momento, segundo Sérgio
Passos, é duplicar eixos rodoviários, expandir rodovias e ferrovias e
reestruturar a exploração da malha ferroviária brasileira. A primeira
mudança significativa dentro do projeto foi o anúncio, durante a
cerimônia, da transformação da Empresa de Transporte Ferroviário de Alta
Velocidade (ETAV), por meio de Medida Provisória, em Empresa de
Planejamento e Logística (EPL) que será responsável pela estruturação de
projetos do governo nas áreas de rodovias, ferrovias, portos e
aeroportos.
Se na parte do programa referente a rodovias
o Pará não foi contemplado, o mesmo não aconteceu no que diz respeito
às ferrovias. Em discurso, o ministro dos Transportes anunciou que a
Ferrovia Norte-Sul terá um prolongamento, seguindo até o porto de Vila
do Conde, em Barcarena. O traçado inicial da Ferrovia Norte-Sul (EF-151)
previa a construção de 1,5 mil quilômetros de trilhos, cortando os
estados do Maranhão, Tocantins e Goiás.
Em Brasília, o senador Flexa Ribeiro
(PSDB/PA) apresentou emenda no Senado durante a tramitação do Novo Plano
de Viação Nacional, incorporando o trecho Açailândia/ Barcarena e,
posteriormente, Belém/ Barcarena. Com isso, quando concluída, a Ferrovia
Norte Sul terá em seus dois trechos, 3,1 mil quilômetros de extensão.
De acordo com a Valec, estatal responsável pela execução e monitoramento das ferrovias no país, atualmente a Ferrovia Norte-Sul tem concluído e em operação comercial 215 quilômetros entre as cidades maranhenses de Estreito e Açailândia, onde se conecta à Estrada de Ferro Carajás, permitindo o acesso ao Porto de Itaqui, em São Luís.
O volume de carga transportado pelos trilhos
da Ferrovia Norte-Sul tem alcançado, anualmente, um aumento expressivo,
atingindo o patamar de 4,9 milhões de toneladas desde o início da
operação comercial. O escoamento da produção pela ferrovia representa
uma redução no custo do frete calculada em torno de 30% em relação ao
praticado pelo modal rodoviário.
Além da presidente Dilma
Roussef, o lançamento do programa teve a presença de dez governadores de
Estado, cinco vice-governadores e quatro ministros. O presidente do
Senado, José Sarney (PMDB-AP), estava presente.
Em discurso, Dilma Rousseff disse que o Brasil, entra, com este
programa, na era da logística eficiente a custos baixos, oferecendo
transporte de qualidade ao setor produtivo e à população brasileira e
acabando com o monopólio e as altas tarifas de transporte que ainda
“atrasam o Brasil”.
(DOL, com informações da Agência Pará)
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