O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Dilma: "Agora começou o jogo. Vamos buscar o hexa! "

Romulo Faro, do Bahia 247 - Na histórica cerimônia do primeiro trecho do metrô de Salvador, há pouco, a presidente Dilma Rousseff voltou a espantar os pessimistas não só com otimismo, mas com números e realizações dos governos federal, estaduais e municipais para realização da Copa do Mundo, que começa amanhã com Brasil x Croácia em São Paulo.
Sem citar nomes, ela lembrou de "uma revista que fez matéria de capa em 2011 dizendo que os estádios brasileiros não ficariam prontos para a Copa em 2014. Aí, minha gente, temos todos os estádios prontos. O Maracanã está pronto. Vai ter Copa, sim".
A presidente reafirmou respeito às manifestações populares que já aconteceram e as que estão prometidas contra o mundial, mas disse reforçou também que o Estado não tolerará possíveis atos de vandalismo. "Não teremos a menor contemplação com quem achar q pode praticar ato de vandalismo".
Dilma voltou a citar também as críticas da oposição de que o governo está gastando mais com os preparativos do evento do que com educação, por exemplo.
"Aí a gente só pode dizer que é uma desinformação muito grande. Pode ser isso. Ou então é uma tentativa de politizar uma coisa que não pode ser politizada. O gasto com educação em 2014, juntando governo federal, governos estaduais e prefeituras, é de 1 trilhão e 700 bilhões de reais, isso em números resumidos, porque tem os milhões. Então, se você compara esse valor com 8 bilhões gastos com aeroportos... É um absurdo fazer uma comparação dessas".
A presidente explicou ainda que do total gasto com aeroportos e com estádios, o governo federal é responsável por R$ 4 bilhões, e a outra metade do montante fica a cargo dos governos estaduais.
Outra arma da oposição, o suposto risco de racionamento de energia elétrica também estava na pauta do discurso e Dilma também tirou de letra as acusações.
"Diziam que ia ter racionamento no Brasil bem no período da Copa. Não vai ter. Porque fizemos 21 mil megawatts de energia em 12 anos. Vivemos um terrível momento de escassez de chuva no Brasil. Mas prevendo isso, fizemos um investimento maior. Óbvio que esse investimento foi feito em sistema de energia térmica. O pessoal aí diz que não pode usar térmica, mas é claro que podemos usar. As usinas térmicas não estão aí para enfeitar a paisagem. Posso garantir uma coisa a vocês: não vai faltar energia nem agora nem depois da Copa. Porque planejamos esse sistema que está aí".
Por fim, de forma geral, Dilma apostou na paixão do brasileiro pelo país e pelo futebol.
"Outra acusação era de que o Brasil não queria Copa. Isso não é verdade. Vejo a alegria do povo brasileiro com nossa seleção e com as outras que estão chegando do mundo todo. Temos tudo para fazer a copa das copas. Sabe por quê? Porque somos única seleção que jogou todas as copas, somos os únicos penta campeões do mundo e temos dois técnicos campeões juntos, o Felipão e o Parreira. E temos um time que o país todo gosta. Agora começou o jogo. O que temos de fazer é usar de tudo para ajudar a seleção. Temos de ajudar a seleção. Vamos buscar nosso hexa campeonato".

Nenhum comentário:

Postar um comentário