O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Os Filhos da Ku-Klux-Klan - comunidade deve ser chave na luta ao ódio, diz FBI


Número de grupos de ódio, que defendem a supremacia branca nos Estados Unidos, cresceu 56% desde 2000 e chegou a 940 em todo o país; além de negros, alvos agora incluem também outras minorias
ISABEL FLECKDE NOVA YORK

A imagem de uma cruz incendiada por homens sob túnicas e capuzes brancos, para muitos, representa um ódio racial que ficou para trás nos EUA, após meio século da aprovação da Lei dos Direitos Civis no país.

A cena, no entanto, segue sendo repetida a cada ano, por homens também encapuzados e identificados com a ideologia da Ku Klux Klan, durante congressos nacionais de grupos como o The Knights Party (Partido dos Cavaleiros), fundado em 1975.

A organização faz parte dos 940 grupos de ódio em atividade nos EUA hoje, segundo o Southern Poverty Law Center (SPLC), centro que mapeia esse tipo de atividade no país. De 2000 a 2013, o número dessas organizações subiu 56%.

O "boom" ocorreu, na verdade, após a eleição de Barack Obama, o primeiro presidente negro do país, em 2008. Mark Potok, pesquisador do SPLC, no entanto, pondera: "não foi simplesmente pela eleição de Obama, mas principalmente pelos fatores que o levaram até lá, como a mudança na demografia nos EUA". E tudo isso agravado pela crise econômica.

Uma estimativa do Pew Research Center mostra que, até 2060, a parcela branca da população cairá para 43%. Em 1960, os brancos representavam 85% dos americanos.
A resposta veio na mobilização e na radicalização do discurso. Hoje, o mapa do ódio é composto, principalmente, por grupos que pregam a supremacia branca e cristã americana, se opondo não só a negros, mas a tudo que "foge" ao seu padrão de nação: imigrantes, judeus, muçulmanos e gays.

Entre os supremacistas, estão os nacionalistas brancos, os chamados "skinheads racistas", neonazistas e os próprios "herdeiros" da Ku Klux Klan --estes com mais de 150 grupos e entre 5.000 e 8.000 membros. A maior presença dos supremacistas ainda é, como há 50 anos, em Estados do sul, como Mississippi, Tennessee e Geórgia.
Mas há ainda organizações específicas anti-imigrantes, anti-LGBT, os neoconfederados (nacionalistas anti-imigrantes) e separatistas.

Considerando todas as vertentes, é a liberal Califórnia que concentra a maior parte dos grupos de ódio (77), seguida da Flórida e do Texas --três Estados com forte presença de imigrantes latinos.



NAÇÃO BRANCA

William Johnson, presidente do American Freedom Party, listado como grupo de ódio pelo SPLC, defende a proibição de casamentos entre brancos e negros e o separatismo, a fim de criar uma "nação branca".

"Diversidade e multiculturalismo são sinônimos de genocídio branco. Eu quero que nossas escolas primárias tenham só crianças loiras, de olhos claros, crescendo e aprendendo a ser boas para a comunidade. Eu não quero que nos tornemos o Brasil", disse Johnson, por telefone, à Folha.

Seu partido tem pouco mais de 2.000 membros e um candidato ao Senado da Virgínia Ocidental. Johnson, contudo, recusa o título de grupo de ódio e nega que o partido incentive a violência contra negros ou latinos. "Colocar pessoas de todas as cores juntas gera violência. Hoje a violência racial é principalmente de negros contra brancos", afirma.

O discurso da vitimização, adotado por grande parte dos supremacistas hoje, não é comprovado, contudo, nos números. Segundo o FBI (polícia federal americana), dos cerca de 3.300 crimes motivados por ódio racial em 2012, por exemplo, 66% deles foram contra negros e 22% contra brancos.


A SUÁSTICA


"Raça" foi a principal motivação (48%) dos cerca de 5.800 crimes de ódio no mesmo ano, seguida por orientação sexual e religião.

"Grupos que defendem o ódio, certamente, têm um impacto sobre a prática de crimes nos EUA. Mas enquanto alguns dos mais notórios criminosos têm laços com esses grupos, outros agem por conta própria", observa Matthew Drake, diretor da Unidade de Direitos Civis do FBI.

Na última segunda (9), um casal matou dois policiais em Las Vegas e deixou uma suástica sob os corpos. As investigações não mostraram ligação deles com algum grupo.

A morte de James Craig Anderson, negro, funcionário de uma fábrica em Jackson, Mississippi, por um grupo de jovens brancos em junho de 2011, desencadeou uma série de protestos.

A irmã de Anderson, Barbara, pediu, durante o julgamento, um esforço conjunto pela "reconciliação racial não só no Mississippi, mas em todo o país".

À Folha, ela disse esperar que a Justiça puna os culpados. "Ainda têm muito mais gente para ir para a cadeia." Até agora, apenas um dos jovens recebeu sua sentença: prisão perpétua.


Comunidade deve ser chave na luta ao ódio, diz FBI


O diretor da Unidade de Direitos Civis do FBI (polícia federal americana), Matthew Drake, é o responsável dentro da entidade por cuidar da investigação de crimes de ódio.

Ele considera que, apesar dos avanços na área, ainda há "muito trabalho pela frente". Também acredita que o estreito trabalho ao lado da comunidade é "uma peça fundamental do quebra-cabeça global" para reduzir a incidência desse tipo de ação.

Folha - Qual a influência dos grupos que pregam o ódio nesse tipo de crime?

Matthew Drake - Grupos que defendem o ódio, certamente, terão um impacto sobre a prática deste tipo de crime nos EUA. Enquanto alguns dos mais notórios criminosos têm laços com esses grupos, outros agem por conta própria. O FBI, por meio de esforços de investigação, e o Departamento da Justiça perseguem os indivíduos que cometem crimes de ódio, independentemente da sua afiliação com grupos ou não.

Qual é o maior desafio na prevenção de crimes de ódio? Como o FBI trabalha para evitá-los?

Talvez o maior problema na prevenção de crimes de ódio seja a natureza muitas vezes espontânea do crime. O FBI trabalha para educar os parceiros da comunidade sobre os eventos que possam levar a um aumento nos crimes de ódio, e sobre como eles podem se proteger ou relatar ameaças.

Trabalhamos também em estreita colaboração com o Estado e forças de segurança locais para garantir que os autores sejam levados à Justiça. O trabalho realizado com a comunidade é, portanto, uma peça fundamental do quebra-cabeça global para reduzir esse tipo de crime.

Metade dos crimes de ódio têm motivação racial. Por que a ideologia da supremacia branca ainda é tão forte, 50 anos após a aprovação da Lei dos Direitos Civis?

A Lei dos Direitos Civis foi um marco importante para proteger os direitos de todas as pessoas, assim como a Lei de Prevenção de Crimes de Ódio, de 2009, foi também um passo crítico.

No entanto, esta legislação relativamente recente nos faz lembrar que ainda temos muito trabalho pela frente. O ódio racial é uma questão que vai continuar sendo prioridade dentro do FBI, mesmo considerando o progresso já alcançado. (IF)

    Fonte: Folha de São Paulo, 15 de junho de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário