O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Juiz manda quebrar sigilo de funcionários da Alepa


O juiz de Direito Ernane Malato determinou a quebra do sigilo bancário e fiscal de seis servidores da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) envolvidos nas fraudes em licitações detectadas pelo Ministério Público do Estado (MPE-PA) naquele Poder. 
Ratazanas da Alepa estão andando na corda-bamba

Os seis - Raul Nilo Velasco, Marco Antônio dos Santos Braga, Raimundo Tadeu Maciel de Oliveira, Sandro Rogério Nogueira Sousa Matos, Jorge Moisés Caddah e Jorge Luiz Pereira - estão sendo processados criminalmente pelo órgão ministerial por terem colaborado nas fraudes em processos licitatórios no modelo carta-convite que ocorreram na Alepa entre 2007 e 2010, durante a gestão do ex-presidente da Casa, o pemedebista Domingos Juvenil. A quebra do sigilo dos envovidos abrange o período de 1º de janeiro de 2007 até dezembro deste ano. A decisão que quebrou o sigilo bancário e fiscal dos réus é datada do dia 5 de setembro, portanto, última quarta-feira. No despacho, o juiz Ernane Malato justifica que, como o processo trata de verbas desviadas do erário, faz-se necessária a quebra de sigilo bancário e fiscal relacionada a alguns denunciados, 'sem que isso represente invasão de privacidade, em razão dos fatos, em construção de convicções e constituição material de prova, existente ou não'. 

Ernane Malato quer informações sobre o desvio de dinheiro do Legislativo

O juiz lembra que a medida poderá trazer ao processo elementos de convicção que servirão de base para decisão final, 'sobretudo pela ordem pública e primazia do interesse público, que norteiam os atos processuais e a Administração Pública como um todo, respectivamente.' Segundo a denúncia do MP que deu origem ao processo, as fraudes em licitações ocorridas entre 2007 e 2010 resultaram em um desvio de R$ 24 milhões aos cofres públicos. Os servidores que estão sendo processados fizeram parte das comissões responsáveis por organizar as licitações na Casa: a extinta Celo (Comissão Especial de Licitações de Obras) e a CPL (Comissão Permanente de Licitação). Raul Velasco era o presidente da Celo, enquanto Maria de Nazaré Rodrigues exercia o cargo de presidente da CPL. Os promotores do caso, Arnaldo Azevedo e Nelson Medrado, descobriram que os servidores participavam ativamente das fraudes, simulando expedição de cartas-convites, fazendo constar informações falsas nas atas dos processos, falsificando assinaturas ou atestando obras nunca realizadas.  

Portal ORM

Nenhum comentário:

Postar um comentário