O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Classe média agora rivaliza com pobres na América Latina, diz Banco Mundial



ANNA YUKHANANOV - Reuters
O rápido crescimento econômico e políticas sociais mais inclusivas na América Latina durante a última década lançaram 50 milhões de pessoas na classe média, que pela primeira vez rivaliza com os pobres em número, informou o Banco Mundial em um estudo divulgado nesta terça-feira.
Os níveis de renda mais altos também criaram uma classe "vulnerável", na qual 38 por cento formam o maior grupo de renda. Essas pessoas situam-se logo acima da pobreza, que inclui uma renda diária de entre 4 dólares e 10 dólares por pessoa.
"Enquanto a pobreza diminuiu e a classe média cresceu...a família latino-americana mais comum está em um estado de vulnerabilidade", disse o Banco Mundial, o credor global para o desenvolvimento, em um relatório que observou a classe média e a mobilidade econômica na América Latina e no Caribe.
O Banco Mundial considera como classe média as pessoas que têm segurança econômica e enfrentam um risco menor de 10 por cento de cair de volta para a pobreza. Para a região, isso se traduz em uma renda diária de 10 a 50 dólares por pessoa.
Quase 30 por cento da população agora se enquadra nessa categoria, o que é igual a um terço das pessoas que ainda vivem na pobreza, uma mudança considerável em um continente conhecido por sua grande desigualdade de renda, com uma maioria de pobres e uma estreita fatia de ricos.
Com a expansão econômica global, e políticas de redistribuição em alguns países, ao menos 40 por cento da população da região foram para uma classe econômica mais alta entre 1995 e 2010.
No Brasil, o maior país da região e a sexta maior economia do mundo, o crescimento liderado pela valorização das commodities e transferências condicionais de dinheiro ajudaram a retirar 30 milhões de pessoas da pobreza no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Pela região, o aumento da classe média teve efeitos claros, ajudando países como o Brasil a depender menos da ajuda estrangeira e ficar menos vulnerável à pressão internacional.
A América Latina é agora a única região do mundo com uma desigualdade de renda que diminui, afirmou o Banco Mundial em um relatório no mês passado, embora a divisão entre ricos e pobres permaneça mais alta do que na maioria dos países desenvolvidos.
Isso levou alguns países em direção a uma maior democracia e aumentou a esperança de empresas que desejam aproveitar o consumo crescente por tudo, indo da Internet aos serviços financeiros.

(Reportagem adicional de Anthony Boadle, em Brasília)

O Estadão

Lula e Dilma lideram preferência popular para eleições de 2014


Foto: Agência BrasilUma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgada, simulou como seriam as eleições presidenciais de 2014. Duas mil pessoas entrevistadas entre 18 e 22 de julho opinaram sobre duas situações: com Lula ou Dilma Rousseff disputando.
Na primeira opção, Lula saiu na frente com 69,8% das intenções de voto, seguido do senador Aécio Neves (11,9%) e do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (3,2%). Na segunda alternativa, Dilma também desponta a preferência popular com 59%, seguida de Aécio Neves (14,8%) e Eduardo Campos (6,5%).
O levantamento mostra também que a aprovação do governo Dilma aumentou para 56,6%, contra 49,2% obtidos em agosto de 2011. A avaliação negativa caiu de 9,3% para 7%. Outro indicativo demonstrado na pesquisa foi refere-se ao desejo de compra da população: 57% sonham com a casa própria, 17,9% com um carro novo, 8,2% com móveis e eletrodomésticos, 7,4% gostariam de fazer uma viagem internacional e 1,9% desejam comprar uma televisão moderna.

Portal Sidney Rezende
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário