Inauguração do sistema vai reduzir a atuação do transporte clandestino
Com a inauguração do sistema BRT (sigla em inglês para Bus Rapid
Transit ou ônibus de trânsito rápido) em Belém, o transporte
alternativo de passageiros através de veículos como kombis e vans deve
deixar de existir em pouco tempo.
É o que prevê o diretor de Trânsito da Companhia de Transportes do Município de Belém (Ctbel), Elias Jardim. Segundo ele, com as chamadas linhas alimentadoras do BRT entrando nas áreas mais internas dos bairros e não sendo permitida a circulação de ônibus ou outras formas de transporte público na Almirante Barroso e Augusto Montenegro, o transporte alternativo de passageiros perderá a razão de existir. 'O combate também será intensificado e de forma mais repressiva (pela Ctbel). Agora, com as obras do BRT, já retiramos quase todos os clandestinos das avenidas', afirmou Jardim.
É o que prevê o diretor de Trânsito da Companhia de Transportes do Município de Belém (Ctbel), Elias Jardim. Segundo ele, com as chamadas linhas alimentadoras do BRT entrando nas áreas mais internas dos bairros e não sendo permitida a circulação de ônibus ou outras formas de transporte público na Almirante Barroso e Augusto Montenegro, o transporte alternativo de passageiros perderá a razão de existir. 'O combate também será intensificado e de forma mais repressiva (pela Ctbel). Agora, com as obras do BRT, já retiramos quase todos os clandestinos das avenidas', afirmou Jardim.
Charles Carvalho, presidente da Federação das Cooperativas de Transporte do Estado do Pará (Fecootranspará), destaca que há cerca de 700 trabalhadores no transporte alternativo que buscam a regulamentação das cooperativas em Belém. 'Hoje transportamos uma média de 175 mil passageiros por dia e temos muitos cooperados que vivem apenas disso. O BRT para nós parece uma ‘caixa de Pandora’, de onde ninguém sabe o que vai sair depois de aberta. Todo mundo ainda tem dúvidas e quem trabalha em transporte de passageiros tem medo. Por outro lado, em Curitiba (PR) ainda existem alternativos com cooperativas. Em São Paulo (SP), 60% do transporte público é com cooperativas, com um mercado tão forte que os cooperados criaram montadoras de micro-ônibus. Temos tudo isso a oferecer e Belém ainda não reconhece a legitimidade das cooperativas. Se hoje temos problemas é por falta de regulamentação', observou Carvalho.
A Ctbel até hoje não reconheceu o transporte alternativo porque os artigos 146 e 147 Lei Orgânica do Município de Belém (Lomb) não mencionam cooperativas como possíveis agentes para o transporte público. Somente são permitidas empresas regulares. A Transuni foi a primeira empresa criada a partir do transporte alternativo e atualmente opera dez linhas dos bairros Pratinha, Tapanã, Sideral, do conjunto Eduardo Angelim e dos distritos de Outeiro e Mosqueiro, com uma frota de 100 carros e transportando 40 mil passageiros diariamente.
Mercado - Quando o
sistema BRT (sigla em inglês para Bus Rapid Transit ou ônibus de
trânsito rápido) começar a funcionar, deverá haver impacto sobre o
mercado de trabalho dos rodoviários e sobre as empresas de transporte na
Região Metropolitana de Belém (RMB). É o que atesta a própria Companhia
de Transportes do Município de Belém (CTBel). A licitação para definir a
empresa que deverá operar o BRT e as linhas alimentadoras foi realizada
em agosto, entretanto, os órgãos envolvidos no processo ainda não se
manifestaram sobre as implicações de tais alterações. Pelos
pré-requisitos estabelecidos pela Ctbel, 20% das 38 empresas que
trabalham na RMB (25 na capital paraense) já estariam fora do sistema. O
Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém
(Setransbel) adianta que as empresas estão sendo assessoradas conforme
licitações do segmento de transporte realizadas em todo o Brasil para se
prepararem.
O diretor de Transportes da Ctbel, Paulo Serra, explicou que algumas das empresas ficarão no sistema, mas outras serão criadas ou virão de outras cidades e Estados. Para ele, mesmo que todas as empresas ficassem no sistema, ainda haveria a redução de pessoal, principalmente cobradores. O cargo já vem perdendo postos desde que as empresas passaram a circular com micro-ônibus nos quais o motorista faz o papel do cobrador. “As linhas que operam nos corredores Almirante Barroso e Augusto Montenegro vão sair e não vão concorrer com o BRT. Várias linhas serão alimentadoras. Quando as obras chegarem até o centro de Belém, mais linhas serão removidas, inclusive alimentadoras. Mas deve haver a transformação do cargo de cobrador em bilheteiros e atendimento ou criar mais motoristas para as alimentadoras”, declarou. Ele participou de uma reunião com representantes dos rodoviários na última quarta-feira para debater o tema.
O presidente do Setransbel, Paulo Gomes, ressaltou que licitações são
procedimentos públicos e todas as empresas estão se preparando para
participar com uma assessoria. “Ficar fora ou não do sistema depende do
processo e não podemos prever o que acontecerá. Por isso estamos
assessorando as empresas a respeito de documentos e prérequisitos
básicos exigidos em licitações do tipo em nível nacional. Estamos
buscando experiência em locais onde isso já ocorreu. Não temos
conhecimento do edital para ver os pré-requisitos da prefeitura e as
mudanças. Também não tivemos acesso ao projeto ainda”, comentou.
Fonte: Orm
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