O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

The New York Times: presidenta compara progresso brasileiro com o da Espanha pós-Franco



A presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, comparou, em entrevista ao The New York Times, os progressos sociais do PT com os do período pós-Francisco Franco, na Espanha.
Ela disse que a renda dos mais pobres teve um crescimento bem maior que a taxa da inflação, fazendo com que o progresso brasileiro seja comparável ao período espanhol da década de 70.
Ela classificou para o jornal os protestos como uma insatisfação da população com a qualidade dos serviços públicos.
A maior parte da classe média do Brasil tem “mais desejos, mais anseios, mais exigências”, disse.
Economista por formação, Dilma elogiou na entrevista Thomas Piketty, professor da Escola de Economia de Paris que ganhou notoriedade com seu livro sobre a desigualdade.
Dilma afirmou que o Mundial é uma oportunidade para fortalecer a posição brasileira no cenário global.
Na entrevista, ela defendeu também os empréstimos do BNDES para a construção de estádios para a Copa do Mundo de 2014 e disse que os brasileiros que pretendem boicotar o evento são uma “pequena minoria”.
Em uma rara fala sobre o seu período na prisão, durante a ditadura militar, ela disse que até os opositores políticos torciam para a seleção ganhar a Copa de 70, mesmo com a insatisfação ao regime.

Saiba mais: exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário